terça-feira, 4 de outubro de 2016

Vitrine Profissional: Histórias de Sucesso

Vitrine Profissional: Histórias de Sucesso.



      1.       SSemdebate – Fale um pouco sobre você e sua trajetória profissional:

Rose Rozendo – Sou mãe de Emily Rozendo, espiritualista, que acredito no ser humano cima de tudo, iniciei minha trajetória profissional aos 10 anos de idade quando me descobrir empreendedora, e iniciei meu primeiro negócio na feira da Cidade vendendo produtos da roça do meu pais, depois vir morar em Salvador, e fiz o curso técnico em Contabilidade, e descobrir uma organização de mulheres na comunidade do Calafate, onde vir mora na casa da minha tia Nair,  a qual moro até hoje.
A partir do Coletivo de Mulheres do Calafate minha vida ganhou outros rumos, comecei a participar ativamente da vida da comunidade, ir para cursos, seminários, rodas de conversa, e fui construindo meus conhecimentos sobre gênero, feminismo e garantia de direitos, onde não atuei na área, e fui trabalhar no Museu de Arte Moderna, lá fiquei por 10 anos, mas sem nunca desistir do meu sonho, "Ser Contadora".
 
Nestes anos casei, tive minha joia rara, e quando ela estava com dois anos resolvi tentar mais uma vez o vestibular, agora em uma Faculdade Particular, foi quando passei para o curso de Bacharel em Ciências Contábeis, e daqui começa uma segunda fase na minha vida profissional, já chego na graduação certa que queria me especializar em contabilidade para o terceiro setor, e assim fiz, ingressei no projeto de Extensão da Faculdade o NAEP – Núcleo de Praticas Contábeis, já no Terceiro Setor, onde pude aprender na prática, o que via na sala de aula, ao concluir a graduação já tinha minha empresa de contabilidade a A3C – Assessoria e Consultoria para o Terceiro Setor, em sociedade com uma amiga, Cida Leite que se casa e muda de  cidade, então fechamos a empresa.
 
 Em 2008 concluo a graduação e recebo o convite para ser chefa de gabinete de SPM – Superintendência de Politica para as Mulheres. Em 2009 assumo a assessoria de autônima econômica para a mulher no FIEMA – Fundo Municipal de Inclusão educacional de Mulheres Afrodescendente. Em 2013 assumo a Gestão do FIEMA, onde fiquei até 01 de setembro do corrente ano. Em 2014, passo a lecionar na Fundação Visconde de Cairu, onde estou até os dias atuais, e também profissionalmente estou atuando como empresaria do seguimento de Contabilidade e do Ramo de Beleza  e Cosmético, sou  consultora empresarial e finanças pessoais, professora da Conaprof, e Diretora executiva do Instituto Uniart.

2.       SSemdebate - Quando e como se deu conta de que precisava projetar sua carreira profissional?

Rose Rozendo – Quando aos 15 anos resolvi sair de uma cidade do interior para estudar na Capital e correr atrás do meu sonho de ser Contadora.

3.       SSemdebate  - Quais os pontos fundamentais de um Projeto Profissional? Quais os obstáculos e vantagens no desenvolvimento do mesmo?

Rose Rozendo – Projeto de Vida Profissional, estudos continuados, relacionamento (construir uma boa rede de network), identificar as oportunidades existentes em eu segmento e fazer uso delas , monitorar, avaliar e reestabelecer as metas do seu projeto de vida e correr para o abraço.

4.       SSemdebate – Diante do quadro de desigualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho, quais as estratégias que as mulheres precisam adotar para ter êxito na sua carreira profissional?

Rose Rozendo – Foco nos estudos e na carreira, alinhar com a família e usar a dificuldade como combustível para segui em frente. E fazer frente a movimentos de equidade nas relações de gênero, jamais se colocar a parte da sociedade e sempre pensar em todos.

5.       SSemdebate - Quais as dicas para se alcançar o carreira profissional de sucesso?

Rose Rozendo – Estudo continuado, nunca parar de sonhar e criar as estratégias para realizá-los, usar a tecnologia a seu favor, criar um boa rede de relacionamento  e ter inteligência financeira.