sábado, 24 de setembro de 2016

Vitrine Profissional: Histórias de Sucesso!

Vitrine Profissional: Histórias de Sucesso!

O Projeto SSemdebate comprometido com o seu desenvolvimento pessoal, profissional e social estará fazendo além das abordagens temáticas, compartilhando histórias e projetos profissionais de sucesso, por acreditar no processo de aprendizagem através das experiências. Nesta edição contamos com um rico diálogo com o Professor Tadeu Ferreet. Confira!
 
 
 
 
 
 
 
Tadeu Ferreet - Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social. Profissional Coache, Professor, Consultor e Palestrante.
 
 
 
 
1.       SSemdebate – Fale um pouco sobre você e sua trajetória profissional:
Tadeu Ferreet – Natural de Salvador Bahia, morei dos 11 aos 20 anos na Cidade de Eunápolis onde conclui o segundo grau em escola pública, trabalhava durante o dia como assistente de escritório e estudava a noite. Retornei a Salvador com 20 anos para ingressar em uma faculdade e escolhi inicialmente o Curso de Ciências Contábeis. Continuei trabalhando e estudando, agora na faculdade no turno da noite. Sempre fui dedicado aos estudos, muito curioso, desejando aprender a cada dia. Trabalhei como Assistente Administrativo Financeiro em uma Fundação e após a Conclusão da Graduação ingressei na UFBA para uma pós em Contabilidade Gerencial com ênfase em Controladoria. Por curiosidade e vontade tentei uma vaga como professor em uma IES e fui selecionado. Agora trabalhava na Fundação e lecionava a noite as disciplinas de Contabilidade. Conclui uma graduação em Administração, fui bancário durante 5 anos e sempre lecionando. Não satisfeito continuei com as formações, fiz um o Mestrado em Desenvolvimento Humano, o curso de Coaching e depois me formei em Terapeuta. Deixei o Banco para trabalhar com Desenvolvimento Humano e cuidar das pessoas. Hoje, continuo lecionando, mas agora as disciplinas de Gestão de Pessoas, presto consultoria, realizo palestras, inclusive no exterior e atendo pacientes no processo de Coaching e Terapêutico.
2.        SSemdebate - Quando e como se deu conta de que precisava projetar sua carreira profissional?
Tadeu Ferreet –Foram dois momentos importantes. O primeiro ocorreu quando me vi no interior sem perspectiva de crescimento profissional e oportunidade de ingresso no ensino Superior e o segundo quando decidi mudar a carreira financeira para a carreira de pessoas.
3.       SSemdebate - Quais os pontos fundamentais de um Projeto Profissional? Quais os obstáculos e vantagens no desenvolvimento do mesmo?
Tadeu Ferreet - Coragem e foco. Essas são duas palavras importantes para projetar a vida pessoal e vida profissional, pois como muitos acreditam que não é possível, posso afirmar que é possível tanto quanto é imprescindível que as duas caminhem juntas. Os obstáculos serão muitos: medo de mudar, de arriscar, insegurança, instabilidade e principalmente muitas interferências externas, opiniões descabidas e decisões de terceiros. A certeza vem de dentro de cada um. É preciso estar bem, feliz e realizado nas duas áreas para que tudo flua e aconteça naturalmente.
4.        SSemdebate  - Quais as dicas para se alcançar o carreira profissional de sucesso?
Tadeu Ferreet– Criar um plano de ação com objetivos de curto e longo prazo, estabelecer metas e prazos para acompanhar cada etapa minuciosamente. O foco nesse momento é essencial.
 
Agradecemos ao Professor Tadeu Ferreet pelo seu profissionalismo, comprometimento e socialização de sua história de sucesso, esperamos contribuir com milhares e talvez milhões de pessoas no seu processo de desenvolvimento, pois o seu sucesso é a nossa satisfação.
 
Obs: Entrevista concedida e autorizada pelo Professor Tadeu Ferreet.
 

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Projeto Profissional, por que?


Projeto Profissional, Por que?
 
     Pensar nossa vida como um projeto é uma tarefa nada fácil, pois durante nosso processo de desenvolvimento pessoal, muitas vezes não somos estimuladas (os) neste sentido, até que a ficha cai e você percebe que seguindo a música de Zeca Pagodinho, “deixa a vida me levar, vida leva eu...”, os resultados podem até chegar, mas com certeza irão demorar mais e podem não atender as suas expectativas.
     O SSemdebate é um projeto que pretende também compartilhar experiências de vida. Neste sentido vou contar para vocês quando passei a entender que a vida, principalmente a carreira profissional precisa ser planejada, organizada, desenvolvida, avaliada e sempre replanejada. Foi há aproximadamente há 12 anos, quando durante minha graduação em Serviço Social, na Universidade Católica do Salvador, fiz parte de um projeto inovador, intitulado “Projeto Mentes e Portas Abertas” – POMPA do Instituto Cultural Steve Biko que na época tinha como objetivo principal: Formar jovens lideranças negras (os). Fazer parte desta proposta deu o tom diferenciado à minha formação profissional. Nas atividades formativas e práticas tive a oportunidade de entender que a ausência desta perspectiva de formação política é uma estratégia do “Poder Político” hegemônico para manter o “status quo”, ou seja, manter o atual cenário, situação, condição. No nosso caso a situação de desigualdade social.
     Em uma das oficinas em que participei no referido projeto, fiz o seguinte exercício:
     Pense como você pretende estar daqui a 05 anos? O que almeja alcançar? Qual a importância disto para sua vida? O que precisa fazer para alcançar? No período de quanto tempo estará avaliando este processo? E de forma interativa fui apresentada à metodologia de como pensar a vida ou a carreira profissional. Esta experiência foi exitosa para minha vida. O que em outro momento poderei compartilhar com vocês, pois agora o importante é que entenda a sua necessidade de pensar ou não, a sua vida e a sua carreira como um “Grande Projeto”.
     Então vamos lá, o principal objetivo de um projeto é formar uma proposta teórica e/ou prática para o alcance de objetivos e metas. O primeiro passo é pensar para qual área da sua vida, pretende desenvolver este empreendimento. Seria familiar? Comunitária? Profissional? ou uma proposta que se tranversalize em todas estas áreas?
No nosso caso, vamos tomar como exemplo, um Projeto Profissional. Estarei sugerindo aqui apenas um caminho para esta construção, através do delineamento do passo a passo que deve estar organizada de acordo as suas necessidade, pois não esqueça o projeto é seu.
Ø  Passo 01 – Pense um período de tempo para execução deste Projeto;
Ø  Passo 02 – O que pretende alcançar ao final deste tempo (Objetivo Geral);
Ø  Passo 03 – Ao longo deste tempo o que precisarei alcançar em curtos prazos (Objetivos específicos) que contribuirão no alcance do meu objetivo maior;
Ø  Passo 04 – Pense seus objetivos específicos (menores) e distribua-os em períodos de tempo, dentro do prazo estabelecido para o objetivo geral (metas);
Agora chegou uma hora importante, vamos pensar as estratégias?
Ø  Passo 04 - O que você precisa para alcançar seus objetivos? (liste o passo a passo);
Ø  Passo 05 - Com quem você  precisa e pode contar? (rede);
Ø  Passo 06 - O que vai precisar deixar de fazer para se dedicar ao seu projeto? (foco);
Ø  Passo 07 - Como fará seu auto acompanhamento e auto cobrança? Esta cobrança pode ser feita também por outra pessoa (isso te ajudará);
Ø  Passo 07 - Qual período de tempo estará realizando a avaliação do seu Projeto?
Se durante sua avaliação alcançou alguns dos seus objetivos, e deixou de alcançar outros, calma! A vida não é estática, o nosso cotidiano nos apresenta diariamente novidades, imprevistos, problemas, mas o principal é que o seu projeto esteja em “movimento”, contribuindo na e para suas realizações, desempenho, crescimento etc. Nesta linha você, assim como eu, entenderá a importância e a necessidade de cada projeto pessoal, familiar, social e/ou profissional. Então vamos rumo a nossas realizações e sucesso sempre.

Sugestão de leitura:

Mészáros, Istvan, 1930 -
A educação para além do capital/ István Mészáros; tradução Isa Tavares. - 2 ed. - São Paulo: Boitempo, 2008.

Obs: Este livro me ajudou a entender o papel e os limites da Educação Formal.

domingo, 18 de setembro de 2016

Formação Continuada


 
 
 
 
 
 
 
Formação Continuada

Como ter uma proposta de Formação Continuada, sem antes refletir sobre ela? A sua importância, seu objetivo, seus obstáculos e suas vantagens. O mundo ocidental, capitalista, neoliberal e sobre as cortinas da globalização nos direciona e engendra em um formato de viver e conviver que muitas vezes não correspondem ao nosso projeto profissional e de vida, e olhe lá, quando eles são possíveis de existir.

Ao pensarmos em Formação, automaticamente direcionamos os nossos pensamentos a escolarização formal, aos muitos anos de vida dedicados à escola, se muito avançarmos no pensamento, chegaremos ao conviver familiar. E estes espaços são com certeza, fundamentais em nossa formação, principalmente nas fases iniciais até o ensino fundamental. A partir do ensino médio nossa formação passará ser estimulada para o foco profissional e dai somos convidadas (os) a ingressar no mundo da competição, da disputa, das exigências do mercado, da comprovação do saber, das especializações etc. E qual a qualidade deste “avançar”, essa precisa ser a pergunta norteadora deste processo de desenvolvimento profissional. Faz-se necessário a consciência de cada aspecto que farão parte deste caminhar e principalmente aonde queremos chegar, como podemos verificar nas palavras do nosso ilustríssimo Paulo Freire, “Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir além dele” (Freire, 1996, pg. 53).

É neste sentido que o Projeto SSemdebate convida a todas (os), neste reconhecimento de sermos “inacabados” e buscarmos juntas (os) o desenvolvimento continuado, com qualidade e prazer. Esta proposta não pretende discutir apenas conteúdos já trabalhados em sala de aula, nossa proposta é ir além, no diálogo com a realidade, com o cotidiano, com as pessoas, com os movimentos, ou seja, com o que dará sabor, cor, sentido a nossa tão esperada “Formação Continuada”.
 
Leituras indicadas:

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Lei 9.394/96;
  • Freire, Paulo; Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa; São Paulo: Paz e Terra, 1996.