Formação Continuada
Como ter uma proposta de Formação
Continuada, sem antes refletir sobre ela? A sua importância, seu objetivo, seus obstáculos
e suas vantagens. O mundo ocidental, capitalista, neoliberal e sobre as
cortinas da globalização nos direciona e engendra em um formato de viver e
conviver que muitas vezes não correspondem ao nosso projeto profissional e de
vida, e olhe lá, quando eles são possíveis de existir.
Ao pensarmos em Formação, automaticamente direcionamos os
nossos pensamentos a escolarização formal, aos muitos anos de vida dedicados à
escola, se muito avançarmos no pensamento, chegaremos ao conviver familiar. E
estes espaços são com certeza, fundamentais em nossa formação, principalmente nas
fases iniciais até o ensino fundamental. A partir do ensino médio nossa
formação passará ser estimulada para o foco profissional e dai somos convidadas
(os) a ingressar no mundo da competição, da disputa, das exigências do mercado,
da comprovação do saber, das especializações etc. E qual a qualidade deste “avançar”,
essa precisa ser a pergunta norteadora deste processo de desenvolvimento
profissional. Faz-se necessário a consciência de cada aspecto que farão parte
deste caminhar e principalmente aonde queremos chegar, como podemos verificar
nas palavras do nosso ilustríssimo Paulo Freire, “Gosto de ser gente porque,
inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei
que posso ir além dele” (Freire, 1996, pg. 53).
É neste sentido que o Projeto SSemdebate convida a todas
(os), neste reconhecimento de sermos “inacabados” e buscarmos juntas (os) o
desenvolvimento continuado, com qualidade e prazer. Esta proposta não pretende
discutir apenas conteúdos já trabalhados em sala de aula, nossa proposta é ir
além, no diálogo com a realidade, com o cotidiano, com as pessoas, com os movimentos,
ou seja, com o que dará sabor, cor, sentido a nossa tão esperada “Formação
Continuada”.
Leituras indicadas:
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Lei 9.394/96;
- Freire, Paulo; Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa; São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Abordar a temática sobre: formação continuada, torna -se necessário para que tenhamos um olhar ampliado relativo as transformações das TI. Com o
ResponderExcluiraumento das instituições
Ead,temos a possibilidade de
melhor otimizamos o nosso
tempo e oportunizarmos novos
"saberes" na busca do conhecimento. Usar todas as "Ferramentas" necessárias para nossa formação humana e profissional.